Os gatos estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Nos últimos anos houve um aumento bastante expressivo no número de adoções de felinos no Brasil e no mundo e, em muitos países, a população de gatos já é maior do que a de cães. A expectativa é que no Brasil isso também aconteça, já que a espécie está se tornando cada vez mais popular e demonstrando grande adaptação à rotina dos brasileiros, principalmente após o início da pandemia do Covid-19, onde milhares de pessoas passaram a trabalhar no formato home office, passando mais tempo em suas residências.
Os felinos possuem um jeito único que encanta a todos que convivem com a espécie. Com um comportamento único, os gatos têm um poder incrível de demonstração de afeto e carinho, sendo excelentes companhias para famílias grandes e pequenas, ou até mesmo para quem vive sozinho em casa.
Neste texto iremos falar um pouco mais sobre um tipo específico de gato: o tricolor! Os gatos tricolores são conhecidos pela sua beleza diferenciada em relação a coloração do pelo, sendo mais chamativos e coloridos. Confira mais sobre o assunto!
O que é um gato tricolor?
Os gatos tricolores são caracterizados por possuírem em sua pelagem as cores branca, vermelha/laranja e preta em maior evidência.
O padrão de cor tricolor pode surgir em diversas raças de gatos, desde os sem raça definida (conhecidos popularmente como “SRD”), ou até mesmo animais de raças específicas, como persa, maine coon, gato siberiano, british longhair, british shorthair e muitas outras.
Por que alguns gatos são tricolores?
O que diferencia um gato tricolor dos demais é uma característica genética que, praticamente em quase 100% dos casos está presente apenas em felinos do sexo feminino. Ou seja, mais de 95% dos gatos tricolores são fêmeas! A característica está diretamente relacionada ao gene presente em cada sexo, como veremos mais adiante.
Entendendo a coloração dos pêlos
A mistura de pigmentos nos pelos dos felinos tricolores pode originar gatinhos totalmente diferentes uns dos outros.
Os padrões de coloração são reconhecidos como:
- Calicó ou Espanhola: Estes indivíduos são caracterizados por possuir em maior proporção a coloração branca no abdômen, patas, tórax (peito) e queixo. Ou seja, em partes mais ventrais de seus corpinhos. Já o restante dos pêlos (que recobrem as partes de cima em maior proporção), tendem a ser alaranjados e pretos/acinzentados. As manchas ainda tendem a ser maiores, deixando as cores ainda mais evidentes.
- Carey ou Tartaruga: O padrão de cor neste grupo é mais assimétrico em relação ao grupo anteriormente citado. A cor preta nesses animais se torna mais evidente, enquanto o branco quase não aparece. Geralmente o pigmento acaba sendo mais claro também, dando a impressão de que os animais são mais claros.
- Tigrada: O aspecto de coloração tigrada ocorre quando os gatinhos possuem pêlos de tons “malhados”. A distribuição das cores ocorre de forma praticamente igual e as manchas são “pequenas”, dando um aspecto de coloração tigrada em virtude da mescla de cores.
Todo gato tricolor é fêmea?
Como comentado anteriormente, a maior parte dos gatos tricolores são fêmeas, porém há uma pequena parcela que pode ser macho, embora seja extremamente raro.
Isso ocorre pois a coloração da pelagem possui relação direta com os cromossomos. Com isso, apenas gatos com cromossomos XX podem apresentar o padrão tricolor na teoria – e, o cromossomo XX está presente em fêmeas. Os machos possuem cromossomos XY – ou seja, há apenas um cromossomo X no macho, o que dificulta o surgimento do padrão tricolor. São raríssimos os casos em que gatos machos apresentam coloração tricolor, porém, pode acontecer!
Personalidade e comportamento do gato tricolor
É bastante comum que se ouça que gatos tricolores tendem a ser um pouco mais agressivos, com mais atitude, independentes e mais teimosos. Porém, não há muitas evidências da relação entre a cor dos animais e suas personalidades.
Tutores de gatos tricolores alegam geralmente que são animais carentes e também assustados em relação a sons estranhos e barulhos no geral.
Ainda falando do comportamento de gatinhos tricolores, as fêmeas são conhecidas por serem super protetoras com suas ninhadas, protegendo de forma bastante marcante seus filhotes. Além disso, são animais que interagem bastante com brinquedos e brincadeiras, sendo uma excelente companhia para seus tutores e também para outros gatinhos da casa.
Independente da cor, os gatinhos são seres incríveis, capazes de cativar todos os corações!